Automação de marketing: por que usar um software de atendimento
As soluções de automação de marketing garantem que a empresa realize interações personalizadas em larga escala, o que é fundamental para as necessidades do mundo corporativo de hoje.
Mas seu sucesso depende de uma série de fatores, entre eles a qualidade dos dados sobre os clientes, suas demandas e o comportamento do mercado. Mas onde encontrar essas informações?
Um software de atendimento ao cliente pode registrar todas as interações com os clientes em formato histórico trazendo detalhes ricos para a identificação de seus perfis de consumo. Ou seja, é uma das fontes mais estratégicas para as soluções de automação de marketing.
Para comprovar isso, trazemos neste post as principais vantagens que podem ser extraídas dessa união. Confira!
O que se espera da automação de marketing?
Promover ações de marketing, vendas e relacionamento de forma automatizada e com um bom nível de personalização. Essa é, em resumo, a missão das soluções de automação para um negócio.
É especialmente interessante em mercados muito concorridos. Considerando o volume de dados produzidos atualmente pelas empresas, é uma ferramenta que também gera mais oportunidades de vendas, mantém a regularidade no relacionamento com os clientes, redistribui os esforços das equipes e até mesmo reduz custos comerciais.
Isso é possível porque suas ferramentas podem ser configuradas a partir de listas de segmentos específicos do negócio para enviar e-mails de ofertas ou fazer ligações com o uso de bots para transmitir informações que estejam alinhadas às suas necessidades, por exemplo.
São abordagens que complementam a régua de relacionamento, que consiste em fazer contatos frequentes com os clientes, garantindo que o time de atendimento e vendas foque em outras ações mais estratégicas.
Essa redistribuição de responsabilidades e a possibilidade de mirar estrategicamente o foco do time de atendimento reduzem os custos operacionais do setor, e ainda assim, garantem um alto nível de relacionamento com os clientes.
Quais as funcionalidades essenciais de um software de atendimento?
Entendendo o que a automação de marketing proporciona para o negócio, fica claro que os dados que são utilizados como base para suas interações são imprescindíveis para garantir seu sucesso.
Um software de atendimento tem algumas funcionalidades que podem suprir tais necessidades. Veja a seguir quais são.
Cadastro dos clientes
Por mais óbvio que isso pareça ser, o cadastro dos clientes é uma das contribuições mais relevantes para o sucesso da automação de marketing e, quanto mais completo, melhor.
Os campos de preenchimento dos contatos do cliente, como telefone, e-mail e endereço, e elementos que traçam seu perfil de consumidor garantem que as listas a serem trabalhadas pelas soluções de automação sejam mais eficazes.
Ou seja, eles fazem com que o contato seja, de fato, concretizado com sucesso. Um dos indicadores de performance para a automação de e-mail marketing é a taxa de abertura das comunicações enviadas e, para seu sucesso, o cadastro de cliente deve ser a fonte de informação.
Histórico de atendimentos
Assim como o cadastro é essencial, o histórico de atendimentos e demandas atendidas também oferece um panorama completo sobre o comportamento de compra dos clientes.
Saber quando foi sua última aquisição, reclamações que já foram registradas, pedidos mais frequentes e todas as suas relações comerciais com a empresa é útil para a personalização das abordagens e a criação de listas de segmentação.
Workflow
Um software de atendimento também deve oferecer um workflow para seus processos. Isso permite que sua equipe entenda quais as interações e os incentivos necessários para manter o relacionamento com cada cliente.
Considerando as possibilidades de uso das ferramentas de automação de marketing, essa organização de etapas do atendimento possibilita programar ações automatizadas para boa parte delas.
É possível, por exemplo, emitir alertas e conteúdos complementares depois de um atendimento do Serviço de Atendimento ao Cliente ou, após alguns dias, enviar uma pesquisa de satisfação sobre a resolução da demanda.
Centrais de suporte ao cliente têm que registrar a conclusão de chamados por seus clientes. Com um workflow automatizado por essas soluções, pode-se enviar um questionamento para saber se a demanda foi integralmente atendida, o que ajuda a melhorar essa métrica de qualidade.
Dashboard e relatórios de gestão
Centrais de atendimento e seus variados canais dependem do sucesso de sua performance operacional e da qualidade para terem sua importância e função estratégica reconhecidas.
Por isso, um software que ofereça um dashboard organizado e eficiente para o controle operacional em tempo real e relatórios de gestão completos é determinante. Com o dashboard apontando os principais indicadores de sucesso, o gestor consegue propor correções que garantam a melhoria dos serviços de forma imediata.
Eles podem indicar, por exemplo, quais canais de atendimento estão trazendo melhores retornos de satisfação dos clientes. Um estudo detalhado de seu desempenho, portanto, traz insights para que o gestor intensifique suas potencialidades e até mesmo replique-as para outros canais do negócio.
Já os relatórios oferecem um panorama mais completo sobre diferentes aspectos da operação e gestão do setor, seja dos serviços prestados, seja do desempenho de profissionais envolvidos na operação. Por isso, são ideais para dar suporte a tomadas de decisão e definições estratégicas.
Integrações com outros sistemas
Para arrematar e unir a automação de marketing com o software de atendimento, essas soluções devem apresentar ferramentas e possibilidades para a realização de integrações uns com os outros.
Ou seja, existem diversos motivos para usar um software de atendimento alinhado com a automação de marketing, mas, para ter sucesso, é fundamental que as ferramentas sejam compatíveis e com grande potencial de apoio.
Se sua empresa pensa em investir na automação de marketing, lembre-se de que, para alcançar resultados consistentes para o negócio, é preciso cuidar primeiramente da gestão dos dados sobre seus clientes.
Com a solução da Qualitor, além da garantia de uma gestão mais eficiente de centrais de atendimento, sua empresa também pode criar uma base de dados rica e organizada para o apoio necessário para a automação de marketing que gostaria de desenvolver.
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