Geração de erro conhecido

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Geração de erro conhecido

Geração de Erro Conhecido

 

Um “Erro conhecido” é um problema cuja causa raiz já é conhecida mas que ainda não tem solução ou então um problema que está em fase de tratamento.

O problema existe, já foi aberto e está sendo tratado, mas alguém o reporta novamente.

É uma forma de comunicar aos usuários que o problema existe e já é de conhecimento da administração do sistema, mas ainda não tem uma solução definitiva.

O “Erro conhecido” é registrado pelo gerente de problemas (ou responsável pela fase de análise), ou seja, quando o problema está na situação: “Potencial em análise”.

Para gerar um erro conhecido, basta utilizar o botão: “Ações / Gerar erro conhecido”. Será criado então um documento de base de conhecimento que estará associado a este problema.

Problemas_FIG39

 

 

O sistema exibirá a seguinte tela:

Problemas_FIG40

 

 

No campo “Pasta B.C.”, o atendente deve escolher uma pasta para armazenar o documento, dentre as pastas previamente configuradas.

Problemas_FIG41

 

 

No campo “Tipo de Documento”, o atendente deve escolher um tipo dentre os tipos pré-configurados.

Problemas_FIG42

 

 

Ao preencher os campos obrigatórios, basta clicar em “Processar”.

Problemas_FIG43

 

 

Feito isso, o Qualitor gera o documento:

Problemas_FIG44

 

 

Ao clicar em “Sim”, o documento será exibido. O documento de Base de Conhecimento gerado traz consigo as informações do problema.

 

No problema, as alterações descritas nos campos de “Solução temporária” e “Solução” (que é a própria solução definitiva) alimentam o documento da base que contém o erro conhecido:

Problemas_FIG45

 

 

No documento da Base de Conhecimento, através da guia “Problemas”, pode-se visualizar os problemas aos quais o documento está relacionado:

Problemas_FIG46

 

 

IMPORTANTE: Para que o recurso “Gerar erro conhecido” esteja disponível em “Ações / Gerar erro conhecido”, o problema deve estar nas seguintes situações:  “Em análise”, “Em investigação”,  “Em desenvolvimento de solução”,  “Em implementação”, “Em monitoramento” e  “Fechado”.

Nas demais situações (“Potencial aguardando análise” e “Cancelado”), a opção “Ações / Gerar erro conhecido” fica desabilitada.

Problemas_FIG46a

 

 

Observações gerais sobre erros conhecidos:

Quando um problema é fechado, ou cancelado, o erro conhecido gerado para ele continua válido, sendo listado no Qualitor;

Quando o problema for cancelado, e tiver um documento de erro conhecido gerado, esse documento tem sua situação alterada para “Obsoleto”;

Quando o problema for fechado,  é perguntado ao atendente se ele deseja desconsiderar o problema como um erro conhecido. Caso o atendente confirme, o procedimento é o mesmo do cancelamento do problema (ou seja, altera a situação do documento para “Obsoleto”).