<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de FORMULÁRIOS > Menu “Formulários" |
Menu “Formulários”
O menu "Formulários" ao ser acessado em "Administração / Formulários" apresentará duas opções de formulários, são eles:
• Formulários de Requisição:
O objetivo do recurso de “Formulários de Requisição” é possibilitar através de uma interface intuitiva, o desenvolvimento de formulários com informações e layouts personalizados e utilizando elementos do próprio Qualitor na sua construção.
Vantagens:
- Execução do formulário sem utilização dos recursos de Webservices;
- Interação direta com os recursos do Qualitor;
- Facilidade no desenvolvimento do formulário: “... não necessita conhecimento avançado em linguagens de programação...”.
- Possibilidade de vínculo dos formulários aos ambientes web (intranet).
Este recurso é similar aos editores HTML para geração de telas e construção de sistemas.
Utiliza o conceito de IDE (Integrated Development Environment), que constitui um ambiente integrado para criar ou desenvolver um sistema, no qual os componentes a serem utilizados estão disponíveis para serem “arrastados” e “configurados” dentro da tela que o atendente está criando.
• Formulários de Atendimento:
Os "Formulários de Atendimento" são formulários utilizados durante o processo de atendimento. Eles são utilizados após a criação do incidente, chamado ou requisição de serviço. Estes formulários são construídos em um formato diferente dos formulários de requisição. Sua principal função é permitir que a tela atual de requisições de serviço, incidentes e chamados seja “personalizada” em uma determinada etapa do processo para o atendente ou usuário final.
O objetivo do recurso de “Formulários de Atendimento” é personalizar o layout da tela da requisição, desenvolvendo e personalizando o formulário através das informações já contidas no chamado, tornando assim, o layout/tela do chamado personalizado e simplificado.
Vantagens:
- Execução do formulário sem utilização dos recursos de Webservices;
- Interação direta com os recursos do Qualitor;
- Facilidade no desenvolvimento do formulário: “... não necessita conhecimento avançado em linguagens de programação...”.
- Possibilidade de vínculo dos formulários aos ambientes web (intranet).
Este recurso é similar aos editores HTML para geração de telas e construção de sistemas.
Utiliza o conceito de IDE (Integrated Development Environment), que constitui um ambiente integrado para criar ou desenvolver um sistema, no qual os componentes a serem utilizados estão disponíveis para serem “arrastados” e “configurados” dentro da tela que o atendente está criando.