<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >> Navegação: Manual de FORMULÁRIOS > Menu “Formulários" > Formulários de Requisição > Guia “Mapeamento” |
Guia “Mapeamento”
Estando o “Destino” do formulário definido como “Chamado”, “Incidente”, “Requisição de serviço” ou "Demanda, automaticamente a guia “Mapeamento” ficará disponível .
Executando o formulário e após seu preenchimento, as informações inseridas nos campos (Componentes: “Campos Comuns” e/ou “Campos do Qualitor”) uma vez mapeadas, poderão automaticamente alimentar campos da requisição e/ou informação adicional e/ou coeficiente.
Para adicionar um mapeamento, basta clicar no ícone.
A seguinte tela será exibida:
A seção “Alimentar”, permite que sejam mapeadas/definidas quais informações existentes na tela de abertura de requisição ou nas informações adicionais que deverão estar sendo alimentadas com as informações inseridas nos campos do formulário que está sendo desenvolvido. Isso significa que a requisição gerada a partir do formulário já poderá vir com campos preenchidos com aquelas informações inseridas no formulário.
Uma das opções possíveis é selecionar “Campo do atendimento” (Categoria, Cliente, Usuário, Departamento, Descrição da requisição, Localidade, Prioridade, Tipo de Requisição ou Título) para cruzar com campos inseridos no formulário.
Outra opção é a seleção de “Informação Adicional” (dentre as informações adicionais cadastradas no banco de dados) para realizar a mesma função, ou seja, cruzar com campos inseridos no formulário.
Também é possível adicionar o “Coeficiente”. Ao selecionar essa opção, serão listados na combo, os coeficientes cadastrados no Qualitor. Na abertura de requisição, essa configuração será respeitada, ou seja, caso um campo seja mapeado para alimentar um coeficiente, o seu valor deve ser atribuído a esse coeficiente na requisição.
IMPORTANTE: Para que o coeficiente seja preenchido junto com o formulário, é necessário fazer as seguintes configurações:
O coeficiente deve estar configurado no tipo da requisição através da fila de atendimento, acessado pelo menu “Administração / Requisições / Tipos”.
A configuração do coeficiente deve ser com valores numéricos.
Na seção “Com”, mais precisamente em “Adicionar valor do formulário”, pode-se escolher qual componente do formulário alimentará o que foi selecionado na seção “Alimentar”.
O que vai aparecer dentre as opções de escolha será a informação que foi cadastrada no campo “Name” na guia “Construção”, subguia “Propriedades”.
Quando mapearmos campos do Qualitor que tenham código, temos que escolher sempre a opção ".code" no mapeamento. Se escolhermos ".name", o sistema não conseguirá ler a informação.
Por exemplo, se mapearmos o campo “Cliente” como sendo um campo que alimenta o “Cliente” da requisição, quando a requisição for aberta, já virá com esse campo preenchido.
Depois de mapeados, os campos irão aparecer em forma de grid, conforme o exemplo a seguir:
Exemplo do fluxo de um formulário de requisição:
1. O formulário é acessado e preenchido:
2. As informações são armazenadas no banco do Qualitor conforme os campos que foram desenvolvidos no formulário.
3. As informações do formulário são cruzadas com campos da requisição através do “Mapeamento”.
4. A requisição é aberta com as informações do formulário.