Definição de responsabilidades de etapas de problemas

<< <%SKIN-STRTRANS-SYNTOC%> >>

Navegação:  ITIL GERENCIAMENTO DE PROBLEMAS > Problemas >

Definição de responsabilidades de etapas de problemas

Definição de responsabilidades de etapas de problemas

 

Além das definições das responsabilidades que pode ser feita pelo Administrador do Qualitor no cadastro das categorias, é possível definir responsáveis durante o fluxo de tratamento de um problema.

O responsável de cada etapa pode designar pessoas ou equipes que serão responsáveis pela etapa seguinte e assim sucessivamente.

 

Quando for executada uma função de encaminhamento do problema para outra etapa, uma janela será apresentada para que as responsabilidades da próxima etapa sejam definidas.

Os valores atribuídos na categoria serão apresentados nesta janela, ou seja, caso haja definição de responsabilidades na categoria do problema, estes são apresentados, preenchidos na janela. Por exemplo, o problema apresentado a seguir está na etapa “Em investigação”.

Problemas_FIG26

 

 

A etapa já foi concluída e o problema vai ser enviado para a próxima etapa, que é a “Solução”. O atendente deve utilizar o botão “Ações/Enviar para solução”, conforme a imagem a seguir:

Problemas_FIG27

 

 

A seguinte janela será apresentada para que se definam responsáveis para a próxima etapa:

Problemas_FIG28

 

 

Cada etapa do problema tem sempre três opções de responsabilidade:

ter uma equipe responsável;

ter um responsável;

ter uma equipe responsável e um responsável.

Só quem tem permissão para alterar os dados da etapa corrente é o atendente que foi designado como responsável por uma fase (situação) do problema ou o atendente que faz parte da equipe responsável.

Assim sendo, estes passam a ter as seguintes permissões:

Preencher / alterar os dados da fase;

Adicionar ações no plano de ações da fase;

Passar o problema para a próxima fase;

Definir responsável/equipe da próxima fase do problema.

 

Somente “Gerentes de problema” e o “Gestor do problema” têm permissão total dentro do problema.

Cada etapa do problema conta com uma aba chamada “Dados”, na qual é possível modificar os responsáveis, conforme o exemplo a seguir:

Problemas_FIG29