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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Descubra o que é metodologia ágil e quais são os formatos mais utilizados nas empresas

Metodologia ágil é um conjunto de práticas e valores que tem como objetivo facilitar e agilizar a execução de determinados projetos. Ela se baseia na colaboração contínua com o cliente, pois isso garante que o resultado final atenda completamente as suas expectativas, o que garante a qualidade do produto final.

Inicialmente essas metodologias eram muito utilizadas por empresas de tecnologia, que desenvolvem diferentes softwares simultaneamente. No entanto, elas são extremamente úteis e benéficas para empresas de todos os setores.

Vários dos ensinamentos de algumas metodologias podem ser aplicados no trabalho em equipe e no desenvolvimento de projetos do dia a dia. É por isso que muitas empresas têm buscado conhecer mais sobre o assunto.

Se você também quer saber mais sobre, leia até o final e conheça quais as metodologias ágeis mais utilizadas.

Metodologia Scrum

Com certeza, essa é uma das metodologias mais populares e mais utilizadas no mercado como um todo. Confira a seguir como ela funciona!

Esse método é um dos que tem o cliente como participante ativo de todo o processo. Todo o processo é organizado em “sprints", que são períodos definidos para que o time trabalhe no desenvolvimento do projeto de fato. As reuniões de sprint podem ocorrer a cada 1 ou 4 semanas.

Além disso, diariamente todos do time participam de uma rápida reunião chamada de “dayli scrum". São bem rápidas e servem para o alinhamento do time quanto as etapas que estão em desenvolvimento.

Existe também a reunião de “sprint review", feita ao final de cada sprint, para revisar todo o trabalho feito até então e as próximas etapas do projeto.

E durante todas essas reuniões, o time acompanha o backlog do produto que é a lista de tarefas que cada um precisa entregar.

Esse é uma das metodologias mais utilizadas nas empresas de tecnologia, mas também é muito popular em outros segmentos, pois possibilita uma boa visualização do todo e a melhor organização de todos os processos.

Metodologia Kanban

Esse método garante um melhor acompanhamento visual do projeto. Ele se baseia em três conceitos: fluxo de trabalho, capacidade do trabalho em andamento e o gerenciamento desse fluxo de atividades.

O kanban se resume em um painel onde é possível visualizar todas as atividades que devem ser iniciadas, as que já estão em andamento e as que já foram concluídas. É muito similar a ferramenta do Trello, que muitos times utilizam.

Em cada uma dessas etapas são fixados os “cartões kanban" que trazem a representação visual das tarefas e histórias do usuário. Como é muito visual, todo o processo é ajustado frequentemente com base na análise do quadro, análise dos dados que se tem até o momento e o feedback de todos os envolvidos.

A ideia da metodologia é entregar o máximo de valor ao cliente de forma consistente, mas sem deixar de ser flexível. Essa metodologia é utilizada, muitas vezes, aliada a outras. Sim, isso é totalmente possível. Algumas funcionam melhor com essa integração de métodos!

Scrumban

Como o próprio nome já deixa claro, essa metodologia é uma mistura das que acabamos de explicar. Dessa maneira, tudo o que é desenvolvido e planejamento no scrum, fica mais fácil de ser visualizado com o kanban.

Cada empresa adapta essas diferentes metodologias da sua forma, mas essa costuma ser uma combinação que dá muito certo!

Metodologia Lean

Essa metodologia tem como objetivo entregar o máximo de resultado, com o mínimo desperdício possível. Ela se originou na indústria automotiva japonesa, mas foi adaptada e aplicada em diversos outros setores. O intuito é entregar o melhor, com o menor gasto possível.

Os princípios do Lean são:

  • Valor: Identificação e entrega do máximo de valor para o cliente.
  • Fluxo: Otimização do fluxo de valor para o cliente, minimizando interrupções e desperdícios.
  • Pull: Produção somente com base nas necessidades reais dos clientes, evitando excesso e desperdício.
  • Perfeição: Melhoria contínua dos processos para maximizar o valor para o cliente e minimizar desperdícios.
  • Pessoas: Envolvimento de todos os funcionários na busca da perfeição.

Metodologia XP

Essa metodologia é focada em fazer entregas frequentes, ou seja, com agilidade e de valor para os clientes. É muito utilizada principalmente em startups com o intuito de fortalecer o relacionamento com os clientes.

A metodologia funciona da seguinte forma. Inicialmente é feita toda a parte de planejamento do projeto, em seguida, ele é desenhado para então ser criado de fato.

Para o desenvolvimento do projeto, o time é dividido em duplas para garantir mais eficiência e qualidade. No caso do desenvolvimento de softwares, os programadores trabalham em duplas, mas como dissemos, isso não é algo restrito para empresas de tecnologia.

Feito isso, é hora da última etapa em que é preciso testar os sistemas ou projetos para se certificar de que tudo está funcionando como esperado e pronto!

Metodologia Agile Inception

Essa metodologia é um pouco diferente das demais, mas tão efetiva quanto. Ela se baseia principalmente na definição dos objetivos da empresa, os clientes que atende e como vende. Isso ajuda o time a conhecer melhor seus clientes e a se preparar para atendê-los da melhor forma possível.

Algumas das etapas desse método são: definição de objetivos, definição de escopo, estimativas de tempo e recursos, planejamento de sprints e revisão de progresso. Tudo com um trabalho interativo e colaborativo entre os colaboradores.

Se você precisa de ajuda para organizar melhor seus processos, ganhar eficiência e produtividade, vale a pena investir nas metodologias ágeis. Para isso, basta estudar e se aprofundar no método que fizer mais sentido para a sua empresa. Existem até mesmo cursos rápidos que podem te ajudar a colocar uma dessas metodologias em prática!

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Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e te ajude a alavancar as entregas da sua empresa.