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Falhas na comunicação no Atendimento: Cinco erros que pode fazer você perder clientes

Em uma comunicação com o seu público não pode haver falhas. Claro que imprevistos acontecem, mas eventuais erros podem causar graves prejuízos.

Toda empresa deve ter uma comunicação eficaz e eficiente, de modo que o cliente seja atendido com a máxima qualidade possível. Confira como falhas na comunicação no atendimento pode afetar a saúde financeira da sua empresa. Neste conteúdo, você vai conhecer 5 erros fazem você perder clientes.

Leia também: O que fazer se sua empresa possui altos custos de telefonia.

Importância de uma comunicação eficaz no Atendimento

A comunicação da empresa com o cliente deve ser a mais clara e transparente possível, de modo que falhas na comunicação podem prejudicar a relação desta com a clientela.

É através do atendimento, principalmente o inicial, que o cliente deve receber as informações que são necessárias sobre o produto e serviço, como qualidades, especificações técnicas e modo de utilização bem como sobre seus direitos e garantias.

A falta de informação não só pode trazer consequências jurídicas, como reclamações no PROCON e ações judiciais, mas prejudicar a imagem da empresa perante o mercado.

Fornecer estas e outras informações em extensos documentos não basta, é necessário que o atendimento seja humanizado e facilitado, de modo que informações importantes devem ser apresentadas da melhor forma possível ao cliente.

Principais erros de comunicação

Confira as principais falhas e erros de comunicação que podem trazer enormes prejuízos ao seu negócio.

  • Oferecer tratamento padronizado

Tratamento personalizado, como mensagens gravadas e automatizadas, não costuma funcionar porque nenhuma pessoa é igual à outra, da mesma forma cada empresa possui um modelo de negócio próprio.

Deste modo, o atendimento deve ser personalizado tanto para sua empresa como voltado para as necessidades de cada cliente.

Principalmente no pós-venda é necessário analisar o perfil do consumidor, seu histórico de compras, suas interações mais recentes para poder oferecer um atendimento mais adequado e de qualidade.

  • Não oferecer treinamento à sua equipe

Tanto no pré, como no pós-venda, o atendimento exige técnica e conhecimentos específicos, de modo que ter uma equipe despreparada pode te trazer incômodos que seriam facilmente evitados com o treinamento adequado.

Apenas um treinamento inicial não é suficiente, procure oferecer cursos e dinâmicas, com simulações controladas, para que sua equipe fique atualizada e capacitada.

  • Não ouvir feedback de seus clientes

A principal pessoa capacitada para avaliar o atendimento é o cliente, por isso, procure incentivar que o cliente dê feedbacks, negativos e positivos, sobre a experiência, oportunizando que ele faça comentários, elogios e críticas construtivas.

  • Não oferecer meios de atendimento diversificados

Uma empresa deve oferecer pelo menos 3 canais de atendimento, como telefone, e-mail e chat, entre outros. Atualmente aumenta-se a cultura digital-first, onde o usuário prefere utilizar meios digitais em preferência aos tradicionais.

Estar presente nas redes sociais, como Instagram e Facebook, é praticamente requisito obrigatório para empresas como uma questão de sobrevivência.

  • Pós-venda e não monitorar a satisfação do cliente

Muitas empresas dispensam o pós-venda, não acompanhando a conclusão da experiência do consumidor, de modo que não sabem a satisfação do cliente. Existem diversas métricas que podem ser exploradas para saber o grau de satisfação do seu cliente.

Entre em contato para saber mais.