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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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SAC: O que é e benefícios para sua empresa

Um atendimento ao público de qualidade é importante para qualquer empresa, independente da área de atuação ou tamanho de sua operação, é uma questão de sobrevivência. Neste texto você vai aprender a importância de ter um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – para sua empresa.

O consumidor é, ou ao menos deveria ser, o principal foco de sua empresa, por isto a taxa de satisfação é muito importante. Fornecer um serviço de atendimento ao público é uma boa estratégia para aumentar a solução de demandas ou dúvidas do cliente. Saiba o que é um SAC e os benefícios para sua empresa.

Confira as vantagens de dar importância para o mapa de calor de processo.

O que é SAC?

SAC significa “Serviço de Atendimento ao Consumidor”, é um canal que tem como objetivo a solução de dúvidas e reclamações bem como receber informações, elogios e até críticas construtivas.

Regulamentado pelo decreto n.º 6.523/08, um SAC é essencial para que a empresa tenha uma boa comunicação com o seu cliente, onde este pode ser ouvido e ter sua reclamação atendida.

A ausência não só é uma infração legal, que pode ter a aplicação de multas administrativas, como é uma necessidade empresarial para que a empresa e a marca tenham uma boa imagem no mercado.

Nem toda empresa é obrigada a ter um SAC, no entanto, as que possuem devem seguir algumas regras:

  • Ser fornecido de forma gratuita (0800 ou semelhantes);
  • Funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana;
  • As reclamações feitas por meio deste atendimento ao público devem ser solucionadas em até cinco dias úteis.

Importância de ter um SAC

Como dito, mais do que preencher uma obrigação legal, fornecer um SAC ao seu cliente colabora para que este tenha mais segurança na empresa, colaborando para a fidelização de clientes bem como pelo aumento da base de consumidores.

Assim, a empresa pode ter inovação e melhoria constante, tendo noção da taxa de sucesso do cliente para verificar como seus produtos estão sendo recebidos pelo público.

Através de um SAC a comunicação com o cliente torna-se mais efetiva, impactando diretamente sobre a visão deste sobre a marca e a empresa bem como melhora o posicionamento desta no mercado.

Evolução do SAC

Originalmente, antes da internet o principal canal do SAC era o telefone, através de um 0800. No entanto, com o surgimento de novas tecnologias possibilitou-se que o atendimento fossem feitos por canais alternativas, como por exemplo, meios de suporte digitais.

Atualmente, conta-se com o atendimento humanizado, que é mais personalizado e atende as necessidades de cada consumidor em específico. Nos dias de hoje, com o SAC 4.0, espera-se que a empresa forneça diversos canais de atendimento, em uma estratégia omnichannel.

Existem diversos perfis de clientes, cada qual com suas pessoalidades, preferências próprias, de modo que a empresa deve, até por questão legal, oferecer vários canais de atendimento.

Inclusive atualmente é possível a utilização de chatbots, atendentes virtuais e a utilização de inteligência artificial. Além, um SAC deve ser proativo, de modo a ter iniciativa de iniciar o contato com o cliente.

Desta forma, é possível perceber a importância do SAC não só para o atendimento ao público, como também para ser um canal de feedback dos seus serviços ou produtos junto do cliente.

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