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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Veja a importância dos métodos ágeis na melhoria do sistema de atendimento!

Ao contrário do que se pode imaginar, os métodos ágeis não são usados somente em desenvolvimento de software. Também é possível aplicá-los no atendimento ao cliente, tornando-o mais satisfeito e fiel ao seu negócio. Vale destacar que a transformação digital trouxe mudanças nos comportamentos e exigências do consumidor, o que exige das empresas um empenho maior em otimizar processos, de modo a não perder potenciais clientes para a concorrência.

Os métodos ágeis surgiram em meio a um contexto em que predominavam os projetos desenvolvidos no modelo cascata, que é caracterizado, basicamente, por ser engessado e ter pouca interação com os clientes. Nessa abordagem há um rigor maior quanto a seguir o que foi firmado no planejamento inicial, além de levar um tempo elevado para que o produto final seja entregue.

Quer se aprofundar no tema e entender como os métodos ágeis podem melhorar o atendimento aos seus clientes? Continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que são métodos ágeis?

Entre as principais características dos métodos ágeis estão a qualidade na entrega de um produto (ou parte dele) ao cliente e uma maior interação com esse cliente. Além disso, um projeto passa a ser decomposto em partes menores, possibilitando que ajustes sejam implementados constantemente, de modo que o resultado final seja o mais satisfatório possível.

Existem vários métodos ágeis que podem ser adotados, os principais abordaremos nas subseções a seguir.

Scrum

Para que uma empresa adote o Scrum, é preciso contar com três componentes essenciais: Product Owner, Scrum Master e Dev Team. O primeiro é responsável por se reunir com o cliente para fazer o levantamento de requisitos e outras informações relevantes do projeto. O segundo gerencia as atividades que serão feitas e, por último, o terceiro é a equipe de desenvolvimento propriamente dita.

Além disso, o Scrum trabalha com entregas constantes e feedback contínuo entre os envolvidos por meio de reuniões para avaliar pontos positivos e negativos da execução de um projeto.

Kanban

Embora seja simples, o uso do Kanban pode trazer ganhos significativos de produtividade e excelência no atendimento ao cliente. O método consiste em fazer um quadro físico ou virtual com três colunas: tarefas a fazer (to do), tarefas em andamento (doing) e tarefas concluídas (done).

Essa organização possibilita que os profissionais tenham uma visualização rápida de tudo aquilo que precisa ser feito, diminuindo o risco de os prazos de execução das atividades expirarem.

Lean

Traduzindo para o português, o termo lean significa enxuto. Um dos seus principais objetivos é eliminar desperdícios e aumentar a eficiência na execução das rotinas em um projeto.

Um importante conceito relacionado com essa metodologia ágil é o MVP ou Mínimo Produto Viável, que consiste em uma versão simplificada de um produto final, o que possibilita a verificação da sua viabilidade, de modo que ele prossiga ou não para as etapas posteriores de desenvolvimento.

Quais as vantagens dos métodos ágeis para os sistemas de atendimento?

Uma metodologia ágil deve ser implementada sem negligenciar nenhum ponto. Além disso, todos os envolvidos devem estar engajados para que a abordagem adotada traga os resultados esperados. Dessa forma, a empresa consegue melhorar significativamente o atendimento ao cliente, sendo que os principais benefícios são:

  • redução de erros, visto que dividir uma tarefa grande em partes menores permite que a atividade como um todo seja feita com maior eficiência e excelência;
  • organização da equipe, uma vez que os métodos ágeis são responsáveis por tornar a gestão de projetos mais descentralizada, dando maior autonomia operacional aos colaboradores;
  • satisfação dos clientes, proporcionada pela organização e gerenciamento mais otimizados das atividades.

Como foi visto, os métodos ágeis podem ser usados para aprimorar o atendimento ao cliente. Se você deseja que o seu negócio seja mais competitivo, é altamente recomendável contar com um sistema de atendimento que seja capaz de implementar as metodologias Scrum, Kanban ou Lean, por exemplo. Nós da Qualitor temos um software que pode suprir as suas necessidades e trazer os benefícios que você precisa!

Para obter mais informações sobre como o software de atendimento da Qualitor pode ajudar o seu negócio, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!