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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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7 KPIs importantes para gestão de TI

Key Performance Indicators (KPIs), que significa Indicadores-chave de desempenho, são utilizados para mensurar o programa de segurança da informação de uma empresa. Eles trabalham na verificação do atingimento de meta e conformidade do espaço de trabalho.

Com os KPIs, também é possível perceber problemas na estrutura de segurança, possibilitando posteriormente a realização de melhorias, tanto em sistemas e políticas quanto em processos.

Vazamento de dados e sistema de proteção

Além disso com os casos recorrentes de vazamento de dados, é importante instituir indicadores de segurança que apresentem efetividade e mostrem quais são os riscos cibernéticos da empresa.

Vale destacar que há outros KPIs responsáveis por ofertar detalhes sobre a performance do sistema de proteção do empreendimento. Os indicadores devem permitir acesso a informações quantificáveis — aquelas que podem ser mensuradas.

Monitoramento

Ademais, é necessário a presença de dados que conduzam as aplicações de segurança em desenvolvimento, para que seja viável — conforme o passar do tempo — o monitoramento da evolução da estrutura.

Os 7 indicadores

Diante desses elementos, você sabe quais são os KPIs importantíssimos para uma empresa? Pois bem. Abaixo, seguem 7 deles:

  1. Identificação de apontamentos – Faz alguns questionamentos a respeito da eficácia das ferramentas tecnológicas e sobre a percepção dos apontamentos de segurança de dados. Essas pontuações possibilitam enxergar lacunas no campo tecnológico, permitindo realizar possíveis reparos;
  2. Produção – Quantos ativos são acompanhados? Qual é a quantidade de apontamentos que está sendo tratada? A capacidade de resolução de apontamentos se torna suficiente? Trabalhar na estruturação de indicadores de segurança da informação — para analisar e mensurar as competências dos especialistas e equipará-las às demandas recentes — possibilita a constatação de capacitações e locais de treinamentos adequados;
  3. Tempo médio para detectar (MTTD) e tempo médio para resposta (MTTR) – O MTTD calcula o tempo que uma equipe consome para identificar um suposto incidente. Já o MTTR anuncia o tempo médio que a empresa gasta para reagir a uma ameaça, depois de ser identificada;
  4. Score de riscos – Proporciona uma pontuação baseada nas características da empresa, fundamentando-se, também, nas importantes divisões de segurança da informação, sendo: monitoramento de hackers, segurança de rede e de sistemas, engenharia social, reputação IP, segurança no ambiente de trabalho, correções de patches, etc.

    Sendo assim, um conceito é dado a cada particularidade. Com isso, fica mais fácil descobrir, de forma rápida, como o empreendimento está em relação a outros. Além disso, dá para perceber se as ações estão sendo capazes de diminuir o risco;

  5. Cibersegurança – As ameaças virtuais estão crescendo a cada dia, assim como as metodologias e os aparatos tecnológicos essenciais para combater esse tipo de crime se modificam a cada instante. Sendo assim, é necessário possuir indicadores de segurança para fazer uma avaliação da ação dos controles e tecnologias investidos;
  6. Riscos de ativos – Esses KPIs analisam quantos ativos mostram um grande impacto, aumentando a efetividade do tempo e da área financeira;
  7. Ambiente de trabalho – É importante avaliar o ambiente empresarial por meio de dados e ativos. Também é de grande relevância notar os limites de conformidade e ver se o espaço em que a empresa está inserida é seguro.

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