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Conheça as tendências do marketing de conteúdo para 2019

Quer manter sua empresa relevante no cenário digital? Então, você precisa ficar atento às tendências do marketing de conteúdo para o próximo ano. Saiba que conhecer as melhores práticas da área — extremamente dinâmica e em constante transformação — é essencial para garantir competitividade no mercado, impulsionar os negócios e conquistar consumidores em potencial.  

Para ajudar você a atrair o público que deseja por meio da criação de conteúdo, definir táticas mais certeiras e maximizar os resultados na web, elencamos a seguir as principais novidades do marketing de conteúdo para 2019. Continue a leitura e confira!

As mudanças no funil de vendas do marketing

Prepare-se: o conteúdo será capaz de modificar o funil de vendas do marketing. Ao entregar materiais de alta qualidade para seus clientes, independentemente do estágio em que estiverem, será possível nutrir um relacionamento muito mais próximo com eles, em especial no pós-venda — momento em que já não são mais tão importantes para as marcas.

Ao engajá-los por meio de conteúdos que demonstrem autoridade e honestidade, mesmo após a aquisição de produtos e serviços, você os torna confiantes o suficiente para que recomendem a marca aos amigos e familiares com mais naturalidade. A partir daí, uma espécie de laço está formada e dificilmente a empresa cairá no esquecimento.

O investimento em conteúdos extensos

Com a profusão de conteúdos, leitores anseiam cada vez mais por fontes confiáveis para que permaneçam informados. Dessa maneira, apostar em artigos extensos — bem estruturados, essencialmente informativos e mais aprofundados — é um esforço de grande valia para tornar-se autoridade em determinado assunto, gerar mais compartilhamentos e ocupar uma boa posição nos mecanismos de busca da web.

A pesquisa por voz

O Google e diversas outras plataformas têm investido bastante nessa novidade. A pesquisa por voz é um diferencial importante para aumentar as taxas de retenção do usuário e tornar a experiência online bastante ágil, inteligente e prática. Afinal, é possível buscar por informações mesmo quando há a impossibilidade de digitar.  

A utilização de chatbots para conteúdo

Você sabia que os chatbots têm inúmeras aplicações? Além de automatizar os processos de atendimento ao cliente, reduzir consideravelmente os custos envolvidos e coletar diversos dados dos usuários, a tecnologia pode ser adotada para otimizar muitas estratégias de marketing e comunicação.    

No campo do marketing de conteúdo, especificamente, os robôs são capazes de prever o comportamento do consumidor e entregar a ele informações altamente segmentadas e personalizadas. Para tanto, são consideradas as posições que ocupam no funil de vendas.

Os conteúdos em áudio e vídeo

Saiba que a escrita já não é mais suficiente para prender a atenção do usuário. Por esse motivo, faz-se necessário investir na produção de áudios e vídeos que possam atraí-los verdadeiramente. Vale a pena apostar na criação de um canal de conteúdo, por exemplo, ou promover lives em redes sociais e outras plataformas disponíveis.

Mas lembre-se de que é imprescindível planejar-se com antecedência para veicular esse tipo de conteúdo. Assim, recomendamos que você realize briefings, estipule um calendário de postagem e tente manter a assiduidade na publicação de suas produções.  

A importância da autenticidade da marca

Uma das tendências do marketing de conteúdo é enfatizar a autenticidade de uma marca. Ou seja: é preciso transmitir ao público honestidade em relação a seus serviços, produtos e valores. Por meio da transparência e de uma comunicação bastante clara, será possível atrair todos os tipos de clientes com os quais você deseja trabalhar.

A definição de estratégias mais certeiras

O marketing de conteúdo é cada vez mais valorizado. Pouco a pouco, as empresas têm percebido o poder, a relevância e o alcance desse método considerado importante para atrair, engajar e fidelizar clientes. Por isso, para que as empresas permaneçam conquistando resultados exitosos com a ajuda de conteúdos de excelência, faz-se primordial a definição de estratégias mais certeiras em 2019.

Os Topic Clusters

O termo é novo, mas acredite: os Topic Clusters — ou grupos de tópicos — prometem revolucionar o marketing de conteúdo e o SEO. A tendência é definida como uma maneira de organizar termos de busca em grupos de acordo com a relevância e a interconexão de cada um na web.

Em linhas gerais, os Topic Clusters têm por objetivo fazer com que os conteúdos relacionados à empresa ganhem certa relevância sobre tópicos estratégicos no Google e nos demais buscadores.

A integração de mídias sociais e serviços

As mídias sociais permanecem relevantes em 2019, sobretudo o Facebook. Mas saiba que as outras redes não ficam para trás: no Brasil, por exemplo, o uso do LinkedIn cresceu exponencialmente nos últimos anos — são mais de 29 milhões de usuários cadastrados na plataforma.

Por isso, é essencial incorporar as mídias sociais aos serviços. Considere a facilidade que há quando uma pessoa efetua suas compras em determinado site fazendo login em suas redes sociais. Com essa integração, as empresas terão acesso a dados comportamentais de seus compradores, que serão fundamentais para definir estratégias de comunicação mais eficazes.

O papel de destaque do sucesso do cliente

Por fim, uma das tendências do marketing de conteúdo para 2019 é o sucesso do cliente como foco principal em todas as estratégias. De agora em diante — mais do que nunca —, deve-se fazer o possível para que os consumidores extraiam o máximo de valor dos produtos e serviços, com o intuito de torná-los verdadeiros defensores e propagadores de suas marcas.

Então, é necessário ir muito além de um atendimento personalizado: as expectativas precisam ser atendidas (e as promessas, cumpridas), ao passo que o cliente deve se manter satisfeito em todo o processo do funil de vendas.

Pronto. Agora você já conhece as principais tendências do marketing de conteúdo para 2019! Lembre-se de que uma preparação para o amanhã requer inteirar-se constantemente quanto às novidades do setor. Afinal, como dissemos, as mudanças na área são incessantes e é preciso tomar cuidado para não se perder nesse turbilhão de transformações.

Quer continuar por dentro de conteúdos sobre atendimento ao cliente e manter a empresa sempre um passo à frente da concorrência? Então, não deixe de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!