Carregando...
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria

CSC, dados, trabalho híbrido... E o Qualitor ligado em tudo isso!

A importância dos dados na operação e gestão de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), trazendo para o centro do debate a inovação baseada na informação bem estruturada, analisada e distribuída, foi a pauta que deu o tom do CSC Innovation Day 2022, maior evento da área no Brasil, que foi realizado no dia 29 de novembro, em São José dos Campos-SP, pela ABSC, entidade da qual a Qualitor é uma das mantenedoras.

Conforme nosso Gerente de NegóciosEduardo Boff, o evento foi uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e estar ainda mais próximo das tendências do mercado de CSC.

“Falou-se muito em como transformar o CSC a partir dos dados disponíveis, no dado como poder no CSC, em inovação, diversidade, liderança, panorama da realidade atual e futura. Tudo isso nos fez ver o quanto a Qualitor está atualizada em relação a este mercado, e sempre muito próxima de suas demandas e evoluções, entregando soluções alinhadas à gestão eficiente dos Serviços Compartilhados”, ressaltou Boff.

Já nosso gestor de NegóciosChristian Oliveira, complementa que a relação entre CSC, tratamento/uso de dados e o Qualitor é estreita e construtiva.

“O evento refletiu a inovação baseada em dados bem estruturados, o que é bem importante para dar base a uma boa captura desses dados e facilitar o processamento, informação e geração de inteligência, visando sempre a redução de custos, que é um dos pontos fortes de uma gestão de CSC. Lembrando sempre que o esforço maior tem que ser na análise e menos na coleta e processamento: não se pode gastar 100 horas processando e 10h analisando”, comentou Oliveira. “E neste tema, relaciono diretamente o Qualitor, que tem uma estrutura de dados muito boa, com views que podem ser consumidas para geração de informação e análises através da própria plataforma ou em qualquer sistema de BI que consuma a fonte de dados via SQL ou webservices”, completa.

Outro ponto abordado foi que 80% das empresas terão dados não estruturados até 2025, o que deverá representar um dos maiores desafios para a automação ou hiperautomação, aumentando a necessidade das empresas buscarem, primeiramente, processos bem definidos e, na sequência, expansão das automações com RPAchatbots, tratativas inteligentes de e-mails, fotos, NFs e outras.

“O caminho para a automação com IA é longo e caro para quem não tiver a base bem estruturada. Quanto mais bem gerenciado esse caminho, menor o custo e tempo para as empresas chegarem ao topo do digital dentro de um CSC”, ressalta Oliveira.

Um caminho que o Qualitor ajuda a trilhar, com recursos como o módulo de processos com notação, baseado em BPMN, onde é possível configurar todas as regras de aprovações e obrigatoriedades de ponta a ponta até sua finalização e gestão, com análise do processo e mapa de calor para melhoria contínua junto ao Escritório de Processos.

Dando um exemplo prático, o Qualitor ajuda a usar a automação para melhorar processos rotineiros e importantes, como a busca por currículos, que pode ser automatizada para rastrear sempre os sites indicados e, de lá, importar os CVs de acordo com os critérios estabelecidos na requisição.

Outras questão levantada no evento, e sobre a qual a Qualitor vem trabalhando há tempos, é a gestão de conhecimento, que tem função crucial em um CSC, principalmente para empresas com operações distribuídas em vários locais, países. Casos dessa relevância, por exemplo, ocorreram recentemente com a guerra na Ucrânia, em que algumas organizações precisaram transferir suas operações para outros países.

“Quando isso ocorre e não há uma boa documentação e capacitação, os serviços entregues ficarão mais sensíveis a baixarem a qualidade e gerarem muitos transtornos para operação de ponta a ponta, inclusive com prejuízos financeiros. O Qualitor tem um módulo de gestão do conhecimento baseado em metodologia KCS que proporciona a criação de artigos de forma ágil, com uma gestão apurada para garantir uma boa jornada de auto solução dos clientes ou operações padronizadas pelos analistas do CSC”, explica Oliveira.

Recursos também importantíssimos no modelo de trabalho híbrido, bastante adotado na pandemia e após. Conforme o presidente da ABSCTimóteo Tangarife, empresas adeptas deste formato podem se beneficiar muito de um CSC, que permite conjugar as atividades transacionais de uma companhia, como as de seus setores financeiro, contábil, jurídico, de TI, entre outros, em um grande conjunto de serviços prestados a partir de uma operação centralizada, com infraestrutura e pessoas capacitadas a atender às demandas de onde vierem – seja da matriz ou de operações dispersas geograficamente -, auxiliando no suprimento das necessidades das organizações e na continuidade de suas operações, o que é fundamental para a saúde dos negócios. 

“Vamos pensar, por exemplo, uma corporação com holding e empresas de diversos segmentos debaixo dessa estrutura. Esta poderá usar o modelo de serviços compartilhados para melhoria da produtividade de suas equipes e operações diversas, para ganho de eficiência na gestão e redução de custos”, destaca Tangarife. “Definitivamente, Shared Services compõem um formato de gestão bastante fluído, que concentra atividades de backoffice, operacionais, trazendo benefícios às áreas de negócio e permitindo que as empresas possam pensar e atuar em seu core, naquilo que nasceram para fazer”, acrescenta.

Ainda segundo o presidente da ABSC, os novos formatos, como CSC Digital e Virtual, diminuem muito as barreiras físicas, tornando o atendimento aos modelos de trabalho híbrido ainda mais potencializado.

“Hoje, temos mais de 200 CSCs configurados no Brasil. No mundo, o número passa de 10 mil. É um modelo que, pelos benefícios que agrega às empresas, vem crescendo muito e tende a manter cada vez uma expansão exponencial”, finaliza.

Sabia que os CSCs empregam mais de 50 mil profissionais no Brasil, sendo a maioria na região Sudeste, e que em todo o mundo este número chega a mais de 1 milhão de pessoas?

O dado é da pesquisa Market Intelligence Application Shared Services, e indicam também que a taxa média de crescimento do mercado de CSC foi de 15% nos últimos 5 anos. Outro apontamento é que o setor financeiro é, geralmente, um dos primeiros a ser incorporado ao escopo de serviços prestados por estes centros.

Quando as temperaturas aumentam, muito se fala sobre se hidratar, sobre o que consumir para se manter bem nos meses mais quentes do ano. Mas há muitas coisas a NÃO comer, nem beber, e é sobre elas que vamos te dar dicas hoje.

Quando a temperatura aquece, o processo digestivo fica mais difícil, o consumo de energia do organismo cai, e o corpo pede alimentos leves. Assim, passe longe de frituras, carnes muito gordurosas, molhos feitos à base de queijo, feijoada, dobradinha, rabada e outras preparações muito pesadas.

Não esqueça, é claro, da hidratação com água, sucos, isotônicos e frutas frescas, mas é bom tomar cuidado com as cítricas, pois podem deixar manchas na pele – especialmente o limão.

Está lançada a missão que vai te guiar pelas constelações que te tornarão comandante da Nave Qualitor! E para embarcar, você só precisa assistir ao vídeo que acabamos de lançar sobre a Qualitor Academy, ambiente virtual onde disponibilizamos 20 horas/aula, distribuídas entre estrelas que abordam tópicos como Introdução ao Qualitor, Cadastros Gerais, Cadastros de Atendimento, Parâmetros, Formulários, Processos, Base de Conhecimento, Inventário, ITIL e Relatórios.

Tudo guiado pela Vick, nossa astronauta e comandante, que te ajudará ao longo da missão. Além disso, em cada tópico, pings interativos vão te auxiliar a testar e evoluir seus conhecimentos, até chegar ao teste final, que revelará o verdadeiro astro em Administração do Qualitor que existe em você.

Assista o vídeo e conheça já a Qualitor Academy.

Um filme tão emocionante quanto difícil de assistir, a ponto de levar o espectador a questionar sobre a veracidade das situações relatadas. Mas sim, As Nadadoras retrata uma história real, das irmãs Yusra e Sara, que são forçadas a deixar sua casa na Síria rumo à Alemanha, enfrentando situações extremamente desafiadoras – como rebocar um barco a nado, por cerca de 3 horas, evitando, com isso, o afogamento de 18 pessoas.

Na Europa, cada irmã segue seu caminho, perseguindo seus sonhos, e a trajetória é narrada com autenticidade e delicadeza pela diretora El Hosaini, que, por ter crescido no Oriente, ligou-se às histórias das irmãs Mardini por suas lembranças de infância.

Tocante e imperdível!

Como fica o tempo nos próximos dias?
 
Nesta sexta-feira, o sol sai entre nuvens em Porto Alegre e região, com temperaturas entre 20° e 38°. No sábado, haverá sol com pancadas de chuva e trovoadas, mínima de 21° e máxima de 35°. Já o domingo será de chuva pela manhã e diminuição de nuvens à tarde, tendo noite com pouca nebulosidade.

Saiba a previsão do tempo para sua cidade, clique aqui!
 
Fonte: Climatempo