Carregando...
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria

Entenda e faça parte do H2H

Nada menos do que 70% da experiência de compra se constrói com base na maneira como um cliente ao ser atendido por uma empresa, e, dentro disso, o fator humanização do atendimento vem na linha de frente, segundo estudo da McKinsey & Company.
 
É o chamado Human to Human (H2H), modelo de relacionamento que vem cada vez mais ultrapassando os conceitos B2B (venda empresa-empresa) e B2C (empresa-consumidor final), traduzindo a nova realidade do mercado: compradores muito bem informados, com diversos canais e opções à disposição, capazes de questionar e interagir com as marcas a ponto de encerrar o ciclo da comunicação unilateral e demandar um atendimento muito mais empático.
 
Como já trouxemos outras vezes aqui no blog, o atendimento humanizado parte de empresas que tomam atitudes para entender as reais demandas de seus clientes e, a partir disso, entregar o que precisam. Neste modelo, os negócios têm empatia na solução de problemas, oferecendo canais diversificados e acessíveis para que o cliente encontre assistência.
 
Em suma, todos os itens essenciais do H2H, como atenção, empatia, ética profissional, tratamento individualizado, acolhimento integral, respeito às particularidades e diferenças, além da comunicação eficiente, deixaram de ser tendência e são uma realidade inevitável para quem deseja gerar uma boa experiência a seus clientes, trazendo mais fidelização, criando embaixadores da marca e gerando crescimento aos negócios.
 
Dentro disso, a tecnologia é um forte aliado. O Gartner, por exemplo, aponta que tecnologias para melhorar a comunicação e o relacionamento com o consumidor, além de otimizar os fluxos de atendimento, são prioridade de investimento para 37% dos CEOs entrevistados nos próximos cinco anos. Para esta amostra, a experiência do cliente está no topo das ações de negócio no mesmo período.
 
Um bom exemplo vindo da tecnologia são ferramentas de Mapa de Calor de Processo, também conhecidas pelo nome em inglês, Heatmap. São usados no marketing digital para compreender o comportamento de um usuário em uma página de conversão, recolhendo dados que tornam possível compreender suas ações no site.
 
Isso ajuda muito na identificação de perfis de usuários e direcionamento de ações, ofertas, conteúdos, anúncios, produtos, entre outros. Tudo isso auxilia no aumento dos resultados de atração, conversão e fidelização de clientes.
 
E se o assunto é tecnologia para entender e atender melhor, o Qualitor não pode ficar de fora. Nossa plataforma traz diversos recursos que auxiliam as companhias a implementar o atendimento H2H, ajudando na gestão de atendimentoserviços e processos de negócio com funcionalidades que ampliam os canais de relacionamento das empresas com seus públicos, como integração com Whatsapp e Telegram, além de chatbots que podem ser usados para coletar feedback, agilizar atendimentos e guiar o usuário até o contato humano mais adequada.
 
Além disso, há todos os recursos para facilitar o treinamento de atendentes e demais colaboradores, via microconteúdos e outras frentes, funcionalidades para gerenciamento de carga de trabalho e distribuição de chamados, entre outras facilidades para o time que atende – afinal, eles são parte fundamental da estratégia de melhoria do relacionamento com o cliente.
 
E por falar no time interno, alguns processos de onboarding de RH também são fundamentais nas relações H2H, tendo em vista que o fator humano começa de dentro para fora da empresa. Entre eles, o acompanhamento funcional, acompanhamento e atualização de organogramas, pesquisa de clima, relatórios e indicadores, recrutamento e seleção, gestão de benefícios como auxílio-creche, plano de saúde e odontológico, além de questões ligadas à segurança do trabalho.
 
Tecnologia, processos e gestão trabalhando afinados para humanizar o relacionamento entre marcas e seus públicos, tanto interno, quanto externo. Isso é H2H, é realidade, e sua empresa precisa fazer parte.

Sabia que, dentre as principais tendências de investimento em tecnologia para os próximos anos, aquelas que dão foco à experiência do cliente, tanto interno, quanto externo, são campeãs?
 
Quem informa é o Gartner, segundo um estudo realizado junto a 89 líderes de serviço em empresas diversas, no período maio a junho de 2021. Dentre 51 tecnologias avaliadas, os entrevistados deram mais valor àquelas que trazem dados e recursos para melhorar o relacionamento com os públicos, a prestação de serviços e atendimento a estes.

Essenciais para a composição, fortalecimento e bom funcionamento de diversos tecidos humanos, como ossos e músculos, as proteínas também são importantes para a imunidade e para o transporte de nutrientes na corrente sanguínea.
 
Por isso, não podem ficar de fora de uma alimentação saudável. Para inclui-las no cardápio, boas fontes são carnes, peixes, leite e derivados, clara de ovo e vegetais como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha.

A psicologia das cores é um campo de estudo sobre o impacto das cores de ambientes e itens visualizados sobre o cérebro humano. Cada uma desperta um tipo de sensação ou emoção, e saber disso pode ser muito útil na hora de pensar os locais onde você vive e trabalha.
 
O vermelho, por exemplo, está ligado ao dinamismo, ao estímulo para se movimentar. Mas também é atrelada a sentimentos como ira e à sensação de perigo, então tenha cautela.
 
O amarelo pode também trazer estímulo mental, sendo considerado a cor do otimismo e da energia. Bom para melhorar a concentração.
 
O roxo impacta diretamente a área cerebral destinada à criatividade, servindo bem a quem tem os chamados “bloqueios criativos". Já o azul tem propriedades de acalmar, transmitir profissionalismo, estabilidade e segurança.
 
O verde, bastante usado na área da saúde, transmite vitalidade e natureza, e o branco ajuda a gerar a sensação de tranquilidade.

Upstarts

Do cinema indiano vem a nossa indicação de hoje. Lançado em 2019, este filme narra a trajetória de 3 amigos universitários que decidem criar uma startup com o propósito de solucionar problemas da sociedade, melhorando o acesso à saúde e levando remédios a locais distantes. Porém, conforme os fundadores enriquecem, as demandas aumentam e a amizade começa a sofrer abalos.

Como fica o tempo nos próximos dias?
 
O tempo em Porto Alegre e região deverá ficar entre sol e nuvens, com eventuais pancadas de chuva, na sexta-feira e no sábado. O domingo trará mais nebulosidade e, possivelmente, ainda mais chuva. Já as temperaturas ficam entre 11 e 23 graus em todo o fim de semana.


Saiba a previsão do tempo para sua cidade, clique aqui!
 
Fontes: Instituto Nacional de Meteorologia e Prevots