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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Quais são as melhores ferramentas para gestão remota?

Uma equipe de atendimento trabalhando em home office exige uma gestão remota eficiente. Afinal de contas, a organização e até o comprometimento com a entrega dos serviços podem ser afetados com essa nova dinâmica profissional.

O isolamento social trouxe como efeitos não somente a necessidade de aderir ao trabalho remoto, como também a remodelagem dos processos e dos times de atendimento, já que, em alguns casos, cortes emergenciais no quadro de funcionários também foram necessários.

Então, como garantir o nível de serviço e a sintonia de uma equipe com atividades recém-acumuladas? Neste post, trazemos uma seleção com as melhores ferramentas para a gestão remota. Confira!

Time tracking

O time tracking é um recurso essencial para o acompanhamento das horas de dedicação dos colaboradores que estão atuando remotamente, valendo tanto para o monitoramento da carga horária de trabalho e o controle de horas extras, como também para avaliar a performance de execução de determinada etapa ou do serviço ao cliente.

Assim, ele pode ser acionado sempre que um colaborador inicia a etapa de sua responsabilidade e interrompido ao final da resolução. Esse acompanhamento permitirá que o gestor saiba, inclusive, a defasagem entre o atendimento em condições normais e o remoto, para usar essa informação para futuros agendamentos.

Kanban

O Kanban é um sistema ágil que permite a organização dos processos de uma forma simples de gerenciar, fazendo com que o acionamento dos recursos e da equipe sejam eficientes e produtivos.

Entre suas vantagens, está a clareza com que o fluxo de trabalho é apresentado para todos os profissionais, garantindo transparência e entendimento do processo por todos, bem como a identificação de eventuais falhas a serem corrigidas, mesmo que tudo esteja transcorrendo de maneira remota.

Scrum

Scrum também é uma metodologia ágil que vai garantir a produtividade e a eficiência das ações da equipe. Entre uma de suas diretrizes, está a criação de check-ins regulares.

Neles, os colaboradores se reúnem – nesse caso, virtualmente – para discutirem o que já foi feito e o que está por fazer para cada processo ou cliente, considerando os obstáculos e desafios que são conhecidos e devem ser mitigados ou eliminados.

Teams

O Teams é uma solução interessante que pode agregar outras ferramentas da Microsoft e abrigar videoconferências entre os colaboradores da equipe, utilizando o compartilhamento de telas, por exemplo.

Para um gestor de equipe, tais opções podem trazer mais facilidade na transmissão de orientações, no acompanhamento de processos e até na realização de atendimento aos clientes.

Whatsapp

O Whatsapp tem a vantagem de ser uma ferramenta conhecida, que permite a criação de grupos, o compartilhamento de dados, imagens e áudios. Além disso, seu caráter instantâneo possibilita que assuntos urgentes possam ser solucionados com mais agilidade.

É claro que as ferramentas de gestão remota devem ser escolhidas de acordo com a natureza da operação e de sua complexidade. A rapidez da adaptação do time também pode ser um fator a ser considerado.

Além da gestão remota da sua equipe, essas ferramentas também podem ajudar na implantação de chatbots para a otimização do seu atendimento. Você conhece nossa campanha #chatbotparatodos? Deixe suas dúvidas sobre ela aqui nos comentários, e responderemos todas!