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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Tendências e projeções do omnichannel em 2022

Com o mercado voltando a se aquecer e a competitividade mais alta, é preciso ficar de olho nas principais tendências, especialmente nas projeções para tecnologia. Neste cenário, omnichannel tem sido um assunto recorrente para o varejo. Descubra tendências e projeções do omnichannel para 2022.

Compras online cada vez mais em alta

Cerca de 22 milhões de consumidores brasileiros passaram a comprar por aplicativos desde o início da pandemia. Esse avanço impulsionou milhares de empresas a desenvolverem seu e-commerce para dar conta das novas demandas do público brasileiro.

Esse cenário alavancou um crescimento tecnológico que sem a demanda da pandemia não aconteceria tão cedo. Com tantos consumidores prontos para comprar online, logo surgiu uma grande diversidade de canais. Entender essa mudança é primordial para entender porque tanto se tem falado de omnichannel. Além da diversidade de canais, é preciso que eles estejam integrados.

Conciliação das informações de pagamento

Hoje, graças à diversidade de canais, também é preciso que as marcas ofereçam diversidade de pagamento em todos eles. Afinal, é preciso simplificar a experiência de compra do cliente. Conciliar todas as formas de pagamento, centralizar informações e gerenciar todos os pagamentos de diversos canais é um fator crucial para a organização das marcas.

Integração do offline com o online

Além dos canais online, outro aspecto que é visto como uma tendência no omnichannel é a integração com o offline. Afinal, integrar todos os canais também diz respeito à loja física, para as empresas do varejo que atendem nessa modalidade. Um dos exemplos é o uso do app da loja para compras presenciais.

Assim, o cliente pode até não encontrar um determinado produto no estoque da loja, mas não sairá sem concretizar a compra. Por meio do app, ele pode fechar a compra com um vendedor, para receber o item em casa posteriormente. O inverso também pode ocorrer, quando o cliente compra online, mas recebe na loja.

Integração de todos os canais de verdade

Entre as tendências, é preciso que em 2022 as marcas diferenciem omnichannel de multichannel. Enquanto o multichannel diz respeito a existência de diversos canais, se tornar omnichannel significa integrar todos eles. Para isso, é preciso ter estratégias para que seja possível, por exemplo, que um cliente comece a compra por um canal e finalize por outro.

De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box, 70% dos consumidores brasileiros já iniciaram o processo de uma compra por um canal e concluíram em outra plataforma. Para concretizar essa experiência, é preciso que os diversos canais estejam integrados.

Integração com as redes sociais

As redes sociais são um ótimo canal para estreitar a relação entre cliente e marca. Mas para além dessa oportunidade, hoje elas se tornam canais para a compra. Ainda de acordo com a pesquisa da Opinion Box, 65% dos respondentes já realizaram alguma compra pelas redes sociais. As principais redes já possuem marketplace integrado na plataforma e as empresas podem aumentar suas vendas com isso.

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