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Qualitor - Software para Atender Melhor - Help Desk, Service Desk, Shared Services, Ouvidoria
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Whatsapp Business API: Conheça os benefícios para seus negócios

Se você tem uma empresa, sabe que contar com recursos que aumentem a eficiência do seu negócio é fundamental, correto? Uma das ferramentas que mais vem entregando resultados eficazes é o WhatsApp Business API.

O aplicativo é um dos mais utilizados no mundo todo e facilita a proximidade da sua empresa com os clientes. A partir disso, por exemplo, é possível fidelizá-los e alcançar, inclusive, mais pessoas.

Dessa maneira, sabendo os benefícios de utilizar o WhatsApp Business API em sua empresa, separamos as principais vantagens em contar com essa ferramenta para o seu negócio. Acompanhe tudo a seguir!

O que é o WhatsApp Business API?

Em 2018, a Meta, empresa que cuida do WhatsApp, Facebook e Instagram, lançou a versão Business do WhatsApp. Dessa maneira, o principal objetivo era conseguir atender todas as necessidades de empresas que sejam de médio e grande porte. A partir disso, então, por meio do sistema API, o atendimento se torna escalável.

O sistema API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicativos, em português) permite que a empresa possa acessar todas as funções do aplicativo, o WhatsApp neste caso, por meio da plataforma de atendimento que ela utiliza.

Ou seja, antes de surgir o WhatsApp Business API, as empresas precisavam utilizar o WhatsApp Business através de celulares ou computadores. Além disso, somente o atendente que se encontrasse logado conseguiria se comunicar com os clientes.

Dessa maneira, no caso dos pequenos negócios, em que todas as demandas em relação ao atendimento são menores, o WhatsApp Business era uma boa opção. No entanto, para os negócios que são de médio e grande porte, a demanda é bem mais alta. Afinal, são inúmeras mensagens recebidas por dia.

Ou seja, para conseguir lidar com a alta demanda, muitas vezes é necessário, em diversos casos, uma equipe completa para o atendimento dos diversos clientes. Dessa maneira, se torna inviável utilizar o app apenas na versão Business, pois pode ser acessado por um atendente de cada vez.

Para solucionar isso, muitas vezes, a alternativa mais utilizada era contar com diversos números de WhatsApp. No entanto, essa opção pode não ser tão viável assim, pois acaba pulverizando os atendimentos.

Sabendo disso, a Meta criou uma versão que conseguisse atender as altas demandas das empresas: o WhatsApp Business API. A partir disso, é possível fazer a integração do aplicativo com as plataformas de atendimento aos clientes – o que não era possível anteriormente.

Vantagens

O WhatsApp Business API conta com diversos benefícios para o seu negócio, sendo fundamental para melhorar a comunicação com os seus clientes, como uma forma de fidelizá-los e, consequentemente, aumentar a receita da sua empresa.

Dessa maneira, sabendo disso, separamos as principais vantagens que o aplicativo pode trazer para o seu empreendimento. Confira abaixo!

Atendimentos simultâneos com o mesmo número de celular

Um dos principais benefícios de contar com a plataforma para a sua empresa é a integração do WhatsApp Business com a sua plataforma de atendimento. Dessa forma, todos os atendentes da equipe podem ter acesso às mensagens do app, unificando o atendimento. Ou seja, não é necessário ter vários números de celular.

Assim sendo, as mensagens dos seus clientes tendem a ser respondidas de forma mais rápida. Além disso, a qualidade do atendimento fica mais alta, além de melhorar a experiência do consumidor.

Chatbots

O WhatsApp Business API é a possibilidade de usar chatbots de atendimento. Dessa maneira, essas ferramentas conseguem agilizar as interações com os seus clientes, diminuindo o tempo de espera. Com isso, o seu empreendimento se torna mais visado.

Assim sendo, a partir do uso desses recursos, os atendentes só entram em contato com os clientes quando for necessário, dando sequência à conversa e, consequentemente, finalizando o atendimento.

Em muitos casos, inclusive, todas as demandas dos seus clientes podem, inclusive, ser resolvidas por meio das mensagens que são programadas pelo uso do bot. Ou seja, deixa todos os processos mais fluidos.

Estratégia Omnichannel

Resumidamente, a estratégia omnichannel reúne e conecta todos os canais voltados para o atendimento da sua empresa.

Dessa maneira, se o seu cliente começa, por exemplo, pelo uso de chatbots e termina por meio do WhatsApp Business, o atendente terá acesso a todas as interações que o consumidor teve nos canais. A partir disso, é possível dar continuidade à demanda, sem precisar que se repitam as informações já dadas.

Logo, para que isso aconteça, sem que haja qualquer ruído, os canais precisam se encontrar por meio de uma plataforma de atendimento. Assim sendo, se o WhatsApp Business faz parte de seu software, estará inserido em sua estratégia omnichannel.

Dessa forma, com o uso dessas estratégias, melhorias significativas em relação ao atendimento ao seu cliente podem ser promovidas. Dessa maneira, essa é uma das principais vantagens do WhatsApp Business API.

Selo de autenticação

Credibilidade é um dos principais pontos analisados pelos clientes no momento de fechar qualquer negócio. Por isso, o selo de autenticação, por exemplo, é muito importante para a sua empresa. Afinal, os seus clientes sabem que estão conversando com um canal oficial – evitando quaisquer prejuízos.

Dessa maneira, por meio do WhatsApp Business API, a sua empresa pode conseguir o selo de autenticação da plataforma. Ou seja, o negócio passa a ser verificado pela empresa. A partir disso, então, os seus clientes passam a se sentir mais seguros ao interagir e, consequentemente, passar dados mais pessoais.

Esse selo é muito importante, principalmente quando se trata do primeiro contato do seu cliente com a empresa por meio da plataforma. Afinal, demonstra uma maior segurança e proteção, além de terem 100% de certeza de que é realmente um canal oficial.

Conclusão

Para as empresas que se preocupam e querem aprimorar ainda mais o atendimento aos clientes, o WhatsApp Business API é uma das melhores soluções. Afinal, você consegue unir um dos canais preferidos dos brasileiros com a sua plataforma de atendimento, adquirindo vantagens pontuais para o seu negócio.

Para melhorar ainda mais o seu atendimento, a Qualitor está completamente disponível para ajudar a sua empresa a encontrar e entender quais são os recursos mais fundamentais para o seu negócio.

Assim sendo, para saber mais sobre o WhatsApp Business API e outros conteúdos exclusivos, você pode contar com a ajuda da Qualitor Academy.

Todos os cursos são gratuitos e ajudam a melhorar o setor de atendimento da sua empresa. Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!